segunda-feira, 12 de março de 2012

Dicas para aprender Português ou qualquer idioma


Muitas pessoas me perguntam se foi difícil aprender a falar espanhol, outras me questionam como aprendi a falar tão bem porque quase não se escuta meu sotaque de brasileira e ainda outros ficam envergonhados porque escrevo em espanhol melhor que os nativos mexicanos. Eu costumo responder que não tive dificuldades em aprender, até mesmo porque aprendi praticando: leio livros em espanhol, escrevo em blogs em espanhol, me comunico em redes sociais em espanhol e, na maior parte do tempo em que não dou aulas de português, falo espanhol.  Explico, também, que português e espanhol são línguas que provém do latim e são muito semelhantes entre si.
No decorrer de minha aprendizagem cometi muitos erros, porque há palavras em português que se escrevem da mesma maneira em espanhol mas possuem significados muito diferentes em cada idioma. Por isso mesmo, recomendo uma receita básica a todas aquelas pessoas que querem aprender a um novo idioma: 1)  leia, leia muito. 2) Busque o “pai dos burros” sempre que possível para descobrir o significado das palavras. 3) Pratique: escreva, fale, cante. Cantar não só faz bem à alma, como também ajuda a memorizar novos conhecimentos. 4) Não baseie seu conhecimento apenas no que se aprende dentro de sala de aula, mas sim busque sempre informações e novos meios de se aprofundar na língua desejada.
Seguem abaixo algumas lições que me servem até hoje para continuar aprendendo ao espanhol:

Não deixe a vergonha te atrapalhar

Pessoas tímidas, muitas vezes deixam de praticar.  A timidez nada mais é a falta de segurança que nós temos ao praticar algo novo. Mas só a prática mostrará que você assimilou o ensinado.  Um meio bem curioso pra resolver este pequeno obstáculo  é gravar um áudio de sua própria fala e, posteriormente, escutar sua pronúncia e ir corrigindo-se pouco a pouco.  A timidez passa com o tempo, com muita força de vontade e dedicação.

Amplie seus conhecimentos

Sacie dúvidas, pergunte ao seu professor, busque informações, pesquise, procure, converse com nativos, ou alguém que tenha boa fluência; não deixe seu conhecimento limitado à sala de aula.

Resultados não aparecem de um dia para o outro

Onze anos fora do Brasil ainda não são suficientes para que eu aprenda ao 100% o espanhol, por isso até hoje aprendo cada dia mais um pouco. As línguas espanholas e portuguesa têm um vasto vocabulário a ser explorado. Assim que a perseverança é essencial durante a aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo, obrigada!

Até aqui tem regrinhas, :D:
* Todos os comentários serão lidos e comentados previamente.
* Se você quiser deixar sua URL, comente usando a oção OpenID